segunda-feira, 7 de março de 2011

Complexidade

Cheguei à conclusão
Que é tão fácil pensar
Mas tão difícil escrever.
As ideias vêm e ficam.
Não vão embora.
Mas é tão difícil escolher
As palavras mais adequadas
Para descrever esses mesmos
Pensamentos.
Não quero repetir-me,
Chega de metáforas.
Porque não posso dizer tudo às claras?
Só complico o que penso
E muitas vezes sou mal interpretada.
A interpretação é importante.
Quero ser ouvida,
Quero ser lida,
Quero ser conhecida
De forma verdadeira,
Não escondida atrás de metáforas
Que só mostram de mim uma
Realidade falsa.
Sou, sou e sou.
Sou uma cachopa alegre
Com um chupa-chupa de morango numa mão.
Sou uma cachopa triste
Com uma flor morta noutra mão.
Sou uma cachopa atenta
Com os ouvidos fixos nas vozes de terceiros
E com os olhos seguros nos olhos de quintos.
Não quero ser complexidade,
Sobretudo a complexidade das metáforas.
A vida é longa e complexa.
Complexa?
Falsas imagens,
Falsas realidades,
Invenções?
Complexa porque a fazemos assim.
As imagens não são falsas,
As imagens existem
Para terem significado.
Nós não as vemos mal.
Falsas ou não,
Têm o direito de existir.
Melhor,
Devem existir para que outras coisas,
Coisas que às vezes nem damos por elas,
Tenham o devido significado.
Onde ficaria a imaginação no meio
Da não existência da criatividade?
A realidade é produto dessas imagens.
Imagens significativas.
Inventar, inventamos o que nos dá rumo à vida,
O que lhe dá forma e textura
E já é mais do que o suficiente.
A vida é tão simples.
Admiro-a por isso.
A complexidade é imposta por nós,
Não é assim?


Eunice Vistas
2011.03.07

3 comentários:

R disse...

Adoro Eunice!! :D
Ps: Hoje não tivemos sociologia :p

Miguel Cruz disse...

Gosto imenso das quatro primeiras frases, porque parece que estava a ler os meus pensamentos escritos! Gostei da revolução e da insatisfação pelas metáforas que escondem bastante sobre o que sentimos! No entanto, eu utilizo metáforas para as pessoas não perceberem o que eu sinto, pois nem eu percebo o que sinto! Não seria justo elas perceberem algo sobre mim que eu não perceba! As metáforas são o melhor modo de nos exprimirmos, pois a metáfora é a alma da arte e, para mim, a vida é uma arte criada por cada um! No entanto, gostei muito de como abordaste o texto, porque, apesar tudo o que utilizaste foi metáforas, pois é inevitável para os artistas utilizar metáforas! Parabéns, gostei muito! Continua!

Maggie disse...

A complexidade das coisas somos nós que a criamos. Já dizia alguém que me é muito, que as coisas mais simples da vida são as mais bonitas. Mas por vezes temos a necessidade de pintar de outras cores a tela branca, a que chamamos vida. Temos necessidade de usar metáforas, máscaras,que mostram aos outros algo que não somos. Era tão mais fácil se fossemos todos transparentes, não era ?
Gostei muito do teu texto porque reflecte aquilo que sentes, e um pouco desta consciencia colectiva que nos envolve... Infelizmente as pessoas precisam de usar subterfúgios que as permitem ser e não ser aquilo que são ;)
Beijinhos *